Página Inicial
  Quem Somos
  Acordos e Convenções
   de Natureza Econômica
  Acordos e Convenções
   Horário de Trabalho
  Associe-se
  Assessoria Jurídica
  Atendimento    Odontológico
  Base Territorial
  Certificado REPIS
  Contribuições On-line
  Colônia de Férias
  Clube dos Comerciários
  Lazer em Avaré
  Diretoria
  Galeria de Fotos
  Homologações
  Informativo / Jornal
  Notícias
  Quadro de Acordo
   de Compensação
  Sede / Escritórios
   Regionais
  Fale Conosco
 
 
 
 

Quem Somos

Em 20 de março de 1962, um grupo de comerciários fundava a Associação Profissional dos Empregados no Comércio de Tupã e Região. Era o embrião que, em 23 de agosto de 1963, foi transformado em SINDICATO!
Com grande festa os comerciários receberam a CARTA SINDICAL, assinada pelo Ministro do Trabalho, que transformava o sonho de 104 trabalhadores em realidade, reconhecia definitivamente e concedia a certidão de nascimento do Sindicato dos Empregados no Comércio de Tupã. Os comerciários da região tinham o seu Sindicato, sob a presidência de José Rosa Sobrinho, o popular Zizo.
Nestes anos, o Sindicato percorreu uma longa história, transpôs obstáculos, mas sempre se manteve fiel ao ideal de seus fundadores de defesa dos interesses da categoria profissional dos comerciários desta região. Adotou nomes de fantasia e símbolos que marcaram as fases mais significativas da atuação da Entidade.
Na fase atual, estando na presidência Amauri Sérgio Mortágua, o Sincomerciários de Tupã, consolidou toda a sua luta histórica, com a dinâmica de valorizar os comerciários e manter permanente diálogo com a classe empresarial.

Comunicação

O boletim “Comerciário” é o elo de comunicação entre o Sindicato e  a categoria comerciária e está sendo editado desde setembro de 1983. Começou pequeno, ampliou seu formato e tinha edições periódicas de acordo com a necessidade do Sindicato.
Com o novo sindicalismo do Sincomerciários, o boletim transformou-se, tem agora uma apresentação gráfica moderna, de fácil leitura, impresso em papel que permite alta resolução e visual bonito e fotos dos eventos e da ação sindical, mantendo o conteúdo e sua finalidade. Desde 2007, passou a ser editado mensalmente.

Dinâmica da ação sindical 

O Sincomerciários tem uma ação atuante e dinâmica em todas as empresas, não importa a distância e a sua localização.
A excepcional receptividade da categoria ao trabalho do Sincomerciários se deve ao fato de que a atual Diretoria se voltou para o “sindicalismo de chão de loja”, com presença marcante dos dirigentes e agentes sindicais nas empresas de todas as cidades que compõem a base territorial sindical.
A partir do momento em que o Sindicato esteve mais próximo do comerciário, foram definidas prioridades e aspirações dos associados e o Sincomerciários desenvolveu um trabalho intenso de valorização da categoria profissional, de respeito ao trabalho do comerciário e de conquistas salariais e sociais, que ora é reconhecido pela categoria e pela sociedade.
Para descentralizar a ação e os serviços do Sincomerciários, o Presidente Amauri Mortágua reformulou completamente o escritório regional de Osvaldo Cruz e abriu um Escritório regional na cidade de Adamantina. Lá, os comerciários encontram orientações, informações e assistência jurídica e sindical.
As assembleias e reuniões do Sincomerciários passaram a ser realizadas de forma descentralizada, na sede e também nas cidades dos escritórios regionais, possibilitando a participação maior de todos os comerciários. Assim são realizadas assembleias em Tupã, Adamantina, Osvaldo Cruz e nas cidades em que há assuntos pontuais, como já ocorreu em Bastos, Quintana, Herculândia, Inúbia Paulista, entre outros municípios.
O Sincomerciários adotou também o sistema de realização de reuniões setoriais nos estabelecimentos, nos locais de trabalho dos comerciários, em horários que não atrapalhem o funcionamento da loja, o que também tem trazido benefícios, conquistas e melhorias para os comerciários.
É uma forma eficaz de se manter atualizado em relação às aspirações e necessidades da categoria profissional, em seus diversos setores, bem como apresentar, no contato direto, as ações que o Sindicato desenvolve e os serviços que oferece para maior participação de seus associados e da categoria profissional.
A entidade participa ativamente das negociações estaduais das condições de salário e regulamentação de trabalho e horário dos comerciários do interior do estado de São Paulo.
Na comissão que representa os comerciários do Estado está o presidente Luiz Carlos Motta, que é de nosso Sindicato e, nos últimos dois anos, o Presidente Amauri foi eleito pelo Conselho da Federação e compõe a Comissão estadual de negociação representante dos empregados.
Nesses anos tivemos muitos avanços e conquistas, principalmente no aumento real de salários, com coeficientes acima da inflação e ganho real, com recuperação do valor de compra da categoria profissional.
Na região, o Sincomerciários realiza acordos com os Sindicatos representantes dos empresários, bem como diretamente com empresas, quando for o caso, para regulamentar o trabalho dos comerciários e ampliar suas conquistas.
O Sincomerciários mantém ótima relação com escritórios de contabilidade e departamentos pessoais das empresas, fornecendo informações, orientações, atendimento às homologações rescisórias e, quando necessário, realizando reuniões para debates e esclarecimentos, transformando a relação em parceria sindicato-contabilistas.
Os dados do Sindicato e pesquisas realizadas apontam que a maioria esmagadora da categoria profissional é formada por mulheres, que não tinham a devida atenção. Sendo assim, o Sincomerciários procurou estabelecer cláusulas em seus acordos e convenções coletivas ligadas diretamente aos interesses das mulheres.
O programa de material escolar foi ampliado para todas as cidades da base territorial do Sindicato, com entrega no próprio município em que o funcionário trabalha. 

DIA DO COMERCIÁRIO

Para valorizar a categoria comerciária junto à sociedade e lembrar que atrás de um balcão bate um coração, o Presidente Amauri passou a realizar festividades de comemoração do Dia do Comerciário, com shows e distribuição de prêmios aos comerciários.
O Sincomerciários adotou como política de crescimento de sua ação sindical, participar de todos os eventos sindicais significativos, que busquem a melhoria das condições de vida, de salário, de emprego e de trabalho para os trabalhadores.
Os comerciários têm acompanhado o trabalho da nova dimensão do Sindicato e participado desses congressos, seminários, encontros, e até decursos específicos para aperfeiçoamento da atividade sindical, melhorando o nível de representatividade do Sindicato e a compreensão, por parte dos comerciários, das funções primordiais do Sindicato.

CLUBE DOS COMERCIÁRIOS

Não só de trabalho vive o comerciário. Para se alcançar a plenitude da cidadania, é preciso que tenha também espaço para o lazer, a cultura, o entretenimento, o esporte.
O Sincomerciários buscou agregar estes valores à categoria comerciária e conseguiu adquirir e construir, em tempo recorde, o Clube dos Comerciários. Conquista que fala por si só, constituindo-se na realização de um grande sonho dos comerciários de Tupã e região.
"Somos mais de 7000 comerciários espalhados por 1717 estabelecimentos em 17 cidades da Alta Paulista. O Comerciário está deixando de ser um aglomerado de trabalhadores para se transformar numa categoria profissional, com orgulho de ser comerciários, satisfação e confiança em seu sindicato", diz o presidente Amauri.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
BOLETINS COMERCIÁRIOS
Acesse aqui a última edição do Boletim Comerciário
 
Base Territorial: Adamantina - Arco-Íris - Bastos - Flora Rica - Flórida Paulista - Herculândia - Iacri - Inúbia Paulista - Lucélia - Mariápolis
Osvaldo Cruz - Parapuã - Pracinha - Queiroz - Quintana - Rinópolis - Sagres - Salmourão - Tupã


Sede: Rua Guaianazes 596, Centro - Tupã / SP - Fone (14) 3496-4535 - E-mail: sincomerciarios@sincomerciariostupa.org.br
Esc. Reg: Rua Salgado Filho 150, Sala 5 - Osvaldo Cruz / SP - Fone (18) 3528-7529 - E-mail: osvaldocruz@sincomerciariostupa.org.br
Esc. Reg: Al. Navarro de Andrade 429, Adamantina / SP - Fone (18) 3522-3937 - E-mail: adamantina@sincomerciariostupa.org.br
Sede Recreativa: Clube dos Comerci�rios - Rua Aimor�s, 811 - Centro - Tup� / SP - Fone (14) 3441-5082 - E-mail: clube@sincomerciariostupa.org.br