Evento foi realizado pela Câmara Federal em São Paulo e reuniu lideranças trabalhistas e representantes de empresas para discutir o tema

O presidente do Sincomerciários e da UGT São Paulo, Amauri Mortágua, participou da audiência pública promovida pela Câmara Federal para discutir o fim da escala de trabalho 6x1, modelo em que o trabalhador atua durante seis dias consecutivos para ter apenas um dia de descanso. O debate, que aconteceu em São Paulo, no dia 14 de maio, reuniu parlamentares, representantes sindicais, integrantes do governo federal e lideranças da sociedade civil em torno de um tema que vem ganhando força em todo o país.
O nosso Sindicato acompanha desde o início as discussões e mobilizações em defesa da mudança na jornada de trabalho. Ao longo da audiência, Amauri reforçou a importância de ampliar o diálogo entre trabalhadores, empresas e poder público para construir alternativas que garantam mais qualidade de vida à classe trabalhadora.
“É fundamental ouvir todos os envolvidos nesse processo, porque estamos falando da vida de milhões de trabalhadores e trabalhadoras. Defender o fim da escala 6x1 é defender o direito ao descanso, ao lazer, à convivência familiar e a uma vida mais digna. O trabalhador não pode viver apenas para trabalhar”, afirmou.
Amauri participou também da comissão que fez a recepção a deputados e autoridades, representando os trabalhadores. A audiência também contou com a presença do deputado federal Luiz Carlos Motta, uma das vozes atuantes nas pautas ligadas às relações de trabalho, além do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que destacou a necessidade de aprofundar o debate sobre modelos de jornada mais equilibrados e humanizados.
Outro destaque do encontro, além da presença do presidente da Comissão, Alencar Santana, e outros parlamentares, foi a participação da ex-ministra Marina Silva, que também acompanhou as discussões sobre os impactos sociais da jornada excessiva e a necessidade de políticas que valorizem a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.
Durante o evento, representantes sindicais defenderam que a revisão da escala 6x1 representa um avanço importante na busca por melhores condições de trabalho, saúde mental e valorização profissional. Já representantes do setor empresarial apresentaram considerações sobre os impactos econômicos e operacionais de eventuais mudanças na legislação trabalhista.
A audiência pública integra uma série de debates que vêm sendo realizados em diferentes regiões do país para ampliar a discussão sobre a modernização das relações de trabalho e a construção de jornadas mais equilibradas para os trabalhadores brasileiros.
